sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Músico Homenageado

Lucio Yanel (Argentina-Brasil)

Lucio Yanel atua como violonista, intérprete, autor, compositor, ator e folclorista. Como violonista, realizou apresentações por diversos países como Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, França, Rússia, Suíça, Espanha e E.U.A. Radicado no Brasil há quase 30 anos, o músico nasceu em Corrientes em 1946 e veio para o Rio Grande do Sul em 1982, onde passou a atuar nos festivais de música regional. Sua maneira de tocar influenciou muitos músicos das gerações posteriores, como Yamandú Costa, Maurício Marques, Marcello Caminha, Thiago Colombo, e outros grandes violonistas da nova geração . Com seu trabalho ao violão, ampliou-se a difusão de alguns gêneros latino-americanos como a chacarera, o chamamé, o rasguido doble e a zamba no sul do país.
Entre as inúmeras parcerias realizadas por Lucio Yanel, merece destaque o trabalho realizado com o payador sul-rio-grandense Jayme Caetano Braun, com o acordeonista Gilberto Monteiro e em especial com o folclorista Atahualpa Yupanqui, que lhe concedeu duas poesias para musicá-las. Apresentou-se ainda em centenas de festivais de música nativista, tendo sido premiado como melhor instrumentista e intérprete em inúmeros deles. Seus álbuns como violonista solo são: La del Sentimiento (1983), Guitarra Pampeana (1986), Aunque Vengan Degollando (1997), Acuarela del Sur (2003), Acuarela del Sur II (2006), Misterios del Chamame (2009), Folclore Argentino (2011) e Dois Tempos (2001) ao lado de  Yamandú Costa. Participou ainda, como violonista em mais de uma centena de discos e DVDs, acompanhando diversos artistas.
As premiações a que fez jus em distintas oportunidades são muitas, entretanto, destacam-se o Prêmio Açorianos 2001 de Melhor Disco Instrumental e Melhor Instrumentista Regional e outro Açorianos em 2004 como Melhor Disco Regional com o Acuarela del Sur. No ano de 2005, a Assembléia Legislativa do estado juntamente com a Associação dos Municípios e o Banrisul o lhe concederam o Destaque Cultural do Mercosul, lhe sendo entregue em solenidade oficial a comenda “Negrinho do Pastoreio”. Colaborou ainda como intérprete e autor nas trilhas musicais dos filmes Neto Perde sua Alma e Lua de Outubro. Como ator, foi destaque com o personagem Capitão Castelhano no seriado O Tempo e o Vento, de Érico Veríssimo.
Seu trabalho tem se tornado objeto de estudo no meio acadêmico. Recentemente, a pesquisa intitulada "Lúcio Yanel e o Violão Pampeano: Memória(s), História(s) e Identidade(s) de um fazer musical no sul do Brasil", foi desenvolvida pelo pesquisador e violonista José Daniel Telles dos Santos através do Programa de Pós-Graduação do Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas, dentro da linha de pesquisa em “Música, Memória e Patrimônio do Rio Grande do Sul”.
Em 2012, completaram-se 30 anos de sua presença no Brasil, período em que o músico tem atuado de maneira intensa na difusão do folclore sul-americano neste país.

Para conhecer o trabalho do Lucio Yanel visite: http://www.youtube.com/watch?v=TExic7-wJoU e
leia uma entrevista exclusiva com o violonista em http://www.chamame.com.br/lucio-yanel-o-mestre-da-guitarra-pampeana

Músicos Convidados


Juan Falú (Argentina)

Juan Falú (Argentina) Guitarrista, compositor y docente, Juan Falú es una de las referencias fundamentales de la música argentina. Obtuvo las más importantes distinciones en su país: Premio Nacional de Música 2000, otorgado por el Ministerio de Cultura; Premio Clarín en 2001 y 2008 al mejor artista del año. Premio Gardel en 2008 al mejor CD del año; Nominado a los Premios Atahualpa en 2008, 2009 y 2010. Sus obras para guitarra recrean las raíces musicales argentinas, siendo además creador de canciones que integran el repertorio de los más destacados intérpretes del folclore argentino. Como intérprete, Juan Falú revela un profundo conocimiento de las músicas de su tierra, proyectándolas con un vuelo creativo y una capacidad de improvisación tal, que llegó a ser definido como un “compositor en tiempo real” por el gran guitarrista Eduardo Fernández.  
           Ha ofrecido conciertos en prestigiosas salas de más de veinte países de América, Europa, Asia y África. Varios de sus numerosos registros discográficos fueron mencionados entre las mejores producciones de sus respectivos años, por la prensa argentina y medios internacionales especializados. Fue “artista destacado del año” en diversos balances anuales de medios especializados y cuatro veces nominado a los Premios Gardel, instituidos por las discográficas argentinas.
          Parte de su obra musical se editó en Argentina, Francia, Bélgica y Costa Rica. Dirige el festival Guitarras del Mundo – considerado el mayor encuentro internacional de su género - y es docente en el Conservatorio Manuel de Falla de Buenos Aires, donde colaboró en la creación de la primera Carrera Superior de Folclore y Tango de esa ciudad.

Conheça o trabalho de Juan Falú em http://www.juanfalu.com.ar/



Gilson Antunes (SP-Brasil)

Gilson Antunes é um dos violonistas brasileiros em maior atividade no momento, tendo apresentado centenas de recitais na Europa, Ásia, América do Norte e América do Sul, em países como Estados Unidos, Inglaterra, Israel, Portugal, Espanha, Itália, México, Uruguai, Venezuela, Peru, Bolívia, Argentina e Paraguai. O Jornal mexicano El Diario classificou seu recital como “Excelente”, a revista inglesa Classical Guitar assim se expressou a respeito do CD “Marcus Siqueira por Gilson Antunes”: Gilson Antunes se mostra um excelente divulgador para a música desse compositor. Seu brilhantismo técnico o permite o luxo de não ter qualquer impedimento com esse assunto, permitindo-o focar na musicalidade e interpretação desta música tão interessante.
      Entre os principais festivais em que já se apresentou estão o Radford International Guitar Festival (Virginia, Estados Unidos), GSMD Music Week (Londres-Inglaterra), Guitar Gems Jerusalem Series (Israel), Festival Luys Milan (Valência-Espanha), Caroso Chitarra (Itália), Festival Ramón Noble (México), Festival de Guitarra de Verano (Lima-Peru), Festival Guitamixtli de Xalapa (México), Festival Fabini (Atlantida-Uruguai), Festival Internacional de Guitarra de Angostura (Venezuela), Festival Otoño-Buap (Puebla-México), Festival Internacional de Guitarra de Cochabamba (Bolívia), Festival de Guitarra de Sucre (Bolívia) e Encuentro Internacional de Guitarra Agustin Barrios (Assunção-Paraguai), além dos principais festivais de violão do Brasil.
      Estudou na Guildhall School of Music and Drama, em Londres, Inglaterra. É doutor e mestre em Musicologia pela USP e bacharel em Música pela UNESP. Entre seus principais professores estiveram Giácomo Bartoloni, Fábio Zanon e Robert Brightmore. Solou com a Orquesta del MEC (Uruguai), Orquestra de Câmara da UNESP, Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes, Orquestra Sinfônica de Santo André, Orquestra de Câmara de SP e Orquestra da Escola Municipal de Música de São Paulo, entre outras. Gilson Antunes já gravou 4 CDs solo, todos eles com trabalhos inéditos: Music for Guitar by Young Brazilian Composers(2000), Obras para Violão de Américo Jacomino “Canhoto” (2003), “Marcus Siqueira por Gilson Antunes” (2009) e Roberto Victorio por Gilson Antunes (2012).
      Gravou ainda um Cd com o Trio de Violões de São Paulo, e participou do projeto Violões do Brasil. Mais de 30 compositores de 4 países já lhe dedicaram obras para violão. Desde 2004 é professor de violão do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Gilson Antunes é contratado pela D´Addario. “Gilson Antunes é um daqueles raros intérpretes cujo domínio do instrumento faz soar fáceis peças de grande complexidade técnica e musical” (Revista Concerto, Brasil).

Conheça o trabalho de Gilson Antunes em http://www.myspace.com/gilsonantunes



Thiago Colombo (RS-Brasil)

Thiago Colombo de Freitas é professor do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). É bacharel e mestre em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde foi orientando do Prof. Dr. Daniel Wolff. Integra o Núcleo de Música Contemporânea (NuMC-CM-UFPel) onde desenvolve projetos de pesquisa, criação e difusão da música contemporânea. Coordena o Quinteto Guitarreria, projeto de extensão que trabalha com arranjos inéditos de repertório popular brasileiro e latino-americano. Junto a Leandro Maia e Paulo Gaiger compõe o trio Nó de Pinho. Entre 1994 e 2005, foi aluno particular do grande violonista argentino Eduardo Isaac. Participou de cursos com David Russel, Leo Brouwer, Eduardo Fernandez, Carlos Barbosa Lima, Abel Carlevaro, Hopkinson Smith, entre outros. Entre 1998 e 2005, foi premiado em concursos no Brasil (Porto Alegre, São Paulo, Niterói, Rio de Janeiro e Belo Horizonte), Argentina (Córdoba e Mar del Plata), Portugal (Trofa) e Espanha (Cáceres), onde cabe destacar o 1º prêmio no cuncurso “Santa Maria de La Armonía”, que teve banca presidida por Eduardo Fernández.   
       Apresentou-se em salas importantes como o Teatro El Libertador (Córdoba), Teatro municipal de Niterói, Sala Carlos Vaz Ferreira (Montevidéu), Theatro São Pedro, entre outros. Atuou como solista junto à Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro, Orquestra de Câmara da ULBRA, Orquestra Sesi-Fundarte, Orquestra da TV cultura de São Paulo e Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul. Fez diversas gravações para redes de rádio e televisão brasileiras. Em 1999, viajou à Rússia onde foi solista frente à Orquestra Sinfônica da Udmurtia. Nos últimos anos, tem trabalhado como concertista, professor e palestrante em vários festivais de música do Brasil, Argentina e Uruguai, promovidos por instituições credenciadas como Universidad de Montevideo, Universidad Autónoma de Entre Rios, Universidad Nacional de Rosário, UFRGS, UFSM, UDESC, Associação Pró-Música de Uberlândia, Escola de música de Teresina, Sesc, Sesi, Centro Cultural Banco do Brasil, Santander Cultural, entre outros.
     Em maio de 2003 lançou seu primeiro CD solo intitulado “Sonata” através do Fumproarte. Este disco recebeu três prêmios “Açorianos” de música nas categorias revelação, melhor instrumentista erudito e melhor disco erudito do ano de 2003, sendo assim um recorde de premiações na área de música erudita. Participou do CD “Guitarristas em Concierto”, uma coletânea de violonistas sul-americanos, lançada na Argentina por ocasião do II Festival Internacional de Música Eduardo Fabini (Montevidéu-2003). Participa também do CD comemorativo do II Concurso José Lucena Vaz, certame realizado em Belo Horizonte, em 2003, onde obteve a primeira colocação. Em outubro de 2006, sob os auspícios do Fumproarte, lançou o CD “Reminiscências”. Este disco é totalmente dedicado ao repertório latino-americano. Em 2008, desenvolveu junto à atriz e professora Taís Ferreira o espetáculo “Platero e Eu”, com músicas do compositor ítalo-americano Mário Castelnuovo-Tedesco sobre poemas do espanhol Juan Ramon Jiménez. Este espetáculo fez duas temporadas em Porto Alegre, além de apresentações pelo interior do estado patrocinadas pelo Sesc-RS, recebendo ótimas críticas.
      Integrou o “TREZEGRAUS”, grupo de música instrumental brasileira que lançou seu álbum de estréia em outubro de 2009. O grupo, formado por Aninha Freire (contrabaixo), James Liberato (guitarra), Luiz Jakka (percussão) e Thiago Colombo (violão). Em março de 2010 apresentou-se, junto ao NuMC, no Cicle de Musique Contemporaine na Maison do Brésil, em Paris, França.

Conheça o trabalho de Thiago Colombo em http://thiagocolombo.blogspot.com.br/


Maurício Marques  (RS-Brasil)

Maurício Marques é bacharel em Violão pela Universidade Federal de Pelotas, Compositor, Professor de Musica, Arranjador e Instrumentista, com trabalho voltado à Música Gaúcha e Brasileira. Vencedor de inúmeros festivais de música, já foi condecorado com o Troféu Milton de Lemos (1998), Troféu Vitória (1998), Prêmio Açorianos de Música (2004) pelo seu disco “Cordas ao Sul” e escolhido para participar do 7º Prêmio Visa de Música Instrumental Brasileira, (2004), Projeto Rumos Itaú Cultural (2005), Violões do Brasil (2005) ao lado de Paulo Belinatti, Duo Assad, entre outros.
      Integra o Quarteto Maogani e atua no cenário da Música Regional do Rio Grande do Sul ao lado de Renato Borghetti, Luiz Carlos Borges, Celau Moreyra entre outros. Desenvolve repertório voltado ao Violão de Oito Cordas. Em 2007 teve um livro com suas composições editado na França pela Editora Henry Lemoine (coleção Sergio Assad). Em 2009 lança seu disco Milongaço, com sucesso de público e critica, com turnê em Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Rio de Janeiro e São Paulo, patrocinado pela Petrobrás Cultural. Em 2010, recebe o Troféu Teixeirinha , de melhor Produtor, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Em 2011 é selecionado novamente para o Projeto Rumos Itaú Cultural (2011), ano em que lança o show “Tango” em Duo com Carlitos Magallanes.
     Também neste ano, tem uma apresentação como solista junto á Orquestra da Ulbra. Trabalha na produção de composições para Violão de Oito Cordas e apresenta-se em formato solo e em grupo, tendo por base os ritmos do Folclore Gaúcho, com muita técnica e arranjos elaborados.

Conheça o trabalho de Maurício Marques em http://www.mauriciomarques.com/


Marcello Caminha  (RS-Brasil)

      Violonista, arranjador e compositor, Marcello Caminha é natural de Bagé (RS). Iniciou sua carreira nos Festivais Nativistas, em 1985. Em 1996 formou-se em Medicina Veterinária. Porém sua carreira musical não lhe permitiu dividir o tempo com outra atividade que não fosse a música. Atuou como produtor musical em estúdios de gravação com mais de 50 discos gravados e produzidos. Em 1998 lançou seu primeiro disco solo, o CD intitulado Estrada do Sonho. Recebeu por várias vezes o Prêmio Açorianos de Música, como instrumentista e compositor.
     Tocou várias vezes na Europa ao lado de grandes artistas da música gaúcha. Em 2006, participou do projeto Circular Brasil de Música instrumental, levando a música regional gaúcha a várias capitais brasileiras. Atuou durante oito anos ao lado da dupla César Oliveira e Rogério Melo, com os quais viajou à Argentina em 2007 para participar do Festival Nacional de Doma y Folklore, na província de Córdoba. Em 2010 lançou o DVD Vídeo Aula Violão Gaúcho, primeiro material didático para violão em DVD produzido no Rio Grande do Sul. Além do DVD, possui 10 CDs gravados, dentre eles a trilogia “Clássicos Gaúchos ao Violão”.
      Em 2012 realizou o projeto A Viagem Do Violão Gaúcho, realizado pelo Ministério da Cultura, com shows e oficinas em várias cidades da região sul. Atualmente, reside em Porto Alegre onde desenvolve atividade musical através de shows, aulas particulares, oficinas e workshops.

Conheça o trabalho de Marcello Caminha em http://www.marcellocaminha.com


Quinteto Guitarreria (RS-Brasil)

 O Quinteto Guitarreria é um grupo de música instrumental vinculado à Universidade Federal de Pelotas (CA-PREC-UFPel), em forma de projeto de extensão. Integram o grupo os músicos: Davi Hackbart Covalesky (violão/guitarra semi-acústica), João Alexandre Straub Gomes (violão), Maurício Mendonça (violão), Maithan Timm Knabach (violão de sete cordas), Dionísio de Lemos Souza (contrabaixo elétrico), além da direção artística do professor Thiago Colombo de Freitas.
      Em seu espetáculo, apresenta arranjos novos de algumas músicas bastante conhecidas do cancioneiro popular brasileiro e latino-americano, nos quais são exploradas diversas concepções: desde a convencional transcrição, quando a música é apenas “traduzida” para a formação instrumental em questão, até ousadas misturas de candombes, tangos, milongas, rancheiras, choros, harmonias simples e sofisticadas, contrapontos, percussões e o que mais a criatividade permitir, indo ao extremo de suscitar dúvida quanto à autoria da obra. Um repertório que resulta, pode-se dizer, da posição geográfica do grupo, explicitando fortes influências da música regionalista gaúcha e brasileira, além de evidenciar a proximidade e parentesco musical com o Uruguai e a Argentina.
      Caracteriza-se, também, por não possuir prazo de validade; prova disto é a presença de músicas quase centenárias como La Cumparsita, Mate Amargo e Apanhei-te Cavaquinho. Não tão antigas, porém destinadas à posteridade são Tocando em Frente, Amanheceu, Sétima do Pontal e Milonga para as Missões; além da Suíte Guitarreria composta especialmente para o grupo por Thiago Colombo de Freitas, obra esta que possui quatro movimentos, com inspiração em locais, pessoas e características de Pelotas e região.

Conheça o trabalho do Quinteto Guitarreria em www.youtube.com/5guitarreria e http://5guitarreria.com/

   Eduardo Cordeiro - Luthier
(RS-Brasil)

O luthier Eduardo Cordeiro é uma referência na arte de construir violões no sul do Brasil. Seus intrumentos, além de extrema beleza, possuem uma sonoridade ímpar, associada a uma tocabilidade singular.

Seus instrumentos tem sido encomendados por diversos instrumentistas do Brasil e até mesmo por músicos do exterior. Entre os inúmeros instrumentistas e grupos que utilizam os violões de Eduardo Cordeiro, podemos citar Marcello Caminha, Maykell Paiva, Maurício Marques, Gahuer Carrasco, Latino-América Duo e Quinteto Guitarreria.


Para conhecer o trabalho do luthier Eduardo Cordeiro, visite: http://eacordeiro.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.